2 de abril de 2014

3 pratos vegetarianos e deliciosos

É vegetariano ou gosta de evitar carnes de vez em quando? Então esse post é para você! Muitas vezes sentimos que as opções de refeições sem carne são bem limitadas, né? Para provar que é totalmente possível substituir a carne por outros pratos tão saborosos quanto, reuni algumas receitinhas MARA para colocar em prática, já!

Por um lanche à tarde muito mais glamuroso e saudável! Vegetais grelhados, pão ciabatta e pesto, simplesmente delicioso!

Para 2 sandwiches tamanho mata a fome do dia, 
Você vai precisar de:   
♥ 2 pães ciabatta
♥ 1 pimentão vermelho
♥ 1 beringela
♥ 1 abobrinha
♥ 1 maço de manjericão
♥ 30 gr. De Nozes
♥ azeite de oliva
♥ óleo de girassol
♥ sal
♥ pimenta do reino 

Primeiro de tudo: lave seu pimentão vermelho, espete-o num garfo e coloque em cima do fogo como se fosse assar um marshmallow em uma fogueira. Deixe-o em cima do fogo até toda a casca ficar bem preta e queimada. 
-Enquanto isso, retire todas as folhinhas do manjericão, lave bem e bata no triturador com azeite de oliva, sal e pimenta. Bata até que fique um molho bem verdinho. Por último, misture nozes e bata o suficiente para dar uma leve triturada nas nozes. E com isso: tchan tchan! Temos um pesto maravilhoso que pode ser usando em vários aperitivos!  
-Com o pimentão bem torradinho, lave bem para tirar toda a casca preta, corte o talo, tire as sementes e aquele parte branca de dentro do pimentão e fatie. Tempere com sal a gosto e pimenta e reserve.  
-Em seguida corte as berinjelas em fatias finas. Jogue um pouco de sal em ambos os lados e deixe descansar. Enquanto isso, corte as abobrinhas, também em fatias finas.
-Em uma frigideira, aqueça um pouco de óleo de girassol e frite as abobrinhas e as berinjelas dos dois lados. Tempere com sal e pimenta. Reserve. 
-Com todos os ingredientes do Panini prontinhos, recheio primeiro com pesto, depois os pimentões, depois a berinjela,  e finalize com as abobrinhas. Se quiser, também pode colocar mussarela de búfala! Fica muito bom! Ahh, vale prensar durante uns 10 minutos no Grill para ficar com uma casquinha dourada. Hummm!

O segundo prato é um risoto de cogumelos frescos e rúcula, que é uma delícia e dá para preparar em menos de 40 minutos.

Para a receita do risoto você vai precisar de: 
♥ 500 gr arroz arbóreo
♥ 2 cebolas
♥ 2 dentes de alho
♥ 500 gr de cogumelo fresco (usei o meus favoritos: Shimeji e o cogumelo Paris)
♥ 1 tablete de caldo de legumes
♥ sal
♥ pimenta do reino branca
♥ 1 maço de Rúcula
♥ 150 gr queijo gorgonzola
♥ 1 caixa de creme de leite 

Primeiro refoguei 500gr de cogumelos (shimeji e paris) com 2 cebolas picadas e 2 dentes de alho. O cheiro é absurdamente bom, e se quiser comer só os cogumelos refogados com uma saladinha de alface, vai muito bem!
Voltando ao risoto, adicionei 500gr de arroz arbóreo, que alimentou muito bem 6 pessoas. Adicionei água fervendo aos poucos, caldo de legumes, sal, pimenta do reino branca e fechei a panela. Mais ou menos 20 minutos depois o arroz já estava ao dente, adicionei então uma caixinha de creme de leite para os vegetarianos e separei um pouco em outra panela para os vegans. Dei mais um a mexida, adicionei 150gr de queijo gorgonzola e misturei tudo. Em seguida desliguei a panela e misturei um macinho de rúcula hidropônica e Voilà! Enquanto eu arrumava a mesa, a rúcula ia acrescentando sabor ao risoto e em questão de minutos. Temos um risoto super fancy e gostoso pronto! 
Para acompanhar o risoto, fiz um molho de pimentão vermelho que vai basicamente dois pimentões vermelhos, que deixei torrando a casca direto em cima do fogo até ficar bem pretinho. Deixei esfriar por um tempo e tirei a casca. Enquanto o pimentão esfriava, coloquei três tomates pomodoro em uma panela com agua fervendo para soltar a casca.
Depois disso, refoguei uma cebola, dois dentes de alho, misturei os pimentões já picados, os tomates sem pele e sem sementes, sal, páprica picante e cozinhei tudo por mais uns 5 minutos. Depois coloquei tudo no liquidificador e bati até fica uma pasta.


Para a massa:
♥ 2 ovos
♥ 200 ml de água
♥ 3 colheres de trigo
♥ 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Para o recheio: 
♥ óleo de girassol
♥ 1 cebola
♥ 2 abobrinhas pequenas
♥ 1 berinjela pequena
♥ 2 tomates pomodoro
♥ ½ xícara de quinoa
♥ sal a gosto
♥ pimenta calabresa a gosto
Para o molho:
♥ 2 tomates pomodoro
♥ sal
♥ orégano

Como Preparar:
De inicio, fiz a massa. É sempre bom deixar a massa da panqueca descansando por no mínimo 15 minutos.
Para a massa eu misturei os ovos caipiras, a água, o trigo, e as 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Coloquei primeiros os ingredientes líquidos no liquidificador, em seguida o trigo e bati até ficar homogêneo. 
Enquanto a massa descansava, preparei o recheio. Primeiro cozinhei a quinoa e temperei com o sal e pimenta. A quinoa demora em media 15 minutos para ficar pronta. Enquanto isso, cortei o restante dos ingredientes. Depois de tudo cortadinho, refoguei a cebola, depois adicionei berinjela, e quando estava tudo bem douradinho e com um aroma maravilhoso, adicionei a abobrinha e o tomate, abaixei o fogo, tampei a panela e deixei refogar bem lentamente por mais uns 15 minutos.
Enquanto o recheio ia ficando pronto, fervi os tomates para tirar a casca, em seguida joguei os tomates pelados e sem semente no liquidificador, e depois joguei em uma panela para reduzir a agua e temperei com sal e pimenta do reino preta. Para ficar pronto, levou em média 15 minutos. 
Com quase tudo pronto, adicionei ao recheio a quinoa já pronta, misturei com os legumes refogados e recheei a paqueca. Ficou delicia! O molho de tomate em cima deixou a panqueca MARA! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário